Cuidado com certezas absolutas

A alguns dias atrás numa conversa que levava com um amigo, fiquei impressionado com a força como ele colocava suas ideias, falava de um jeito como se não fosse possível estar errado de forma alguma e em momento nenhum, e essa certeza absoluta dele me deixou um pouco impressionado. Tendo em vista que o teor da conversa era religioso, até entendo um pouco a profundidade das certezas que ele colocava, mas confesso que esse tipo de comportamento ainda me assusta.

Me preocupo um pouco com pessoas assim, que colocam e defendem suas verdades como se fossem suas de fato. Como se elas fossem a forma de pensar, como se suas crenças fossem parte do próprio corpo. Você também acha que você é suas crenças? Caso você pense dessa forma, sugiro que escute o podcast onde falo sobre: Desapegue de todas suas crenças clique aqui para ouví-lo.

O item que trava a nossa evolução humana, profissional, moral, etc, etc e etc… é justamente isso, achar que sabe tudo ou que as suas verdades não podem ser substituídas por outras.

Negar a possibilidade de engano ou se fechar para outras verdades, me soa como alguém que tem medo de não estar certo… tem medo de que seu paradigma não seja o paradigma universal que todos deveriam seguir. De onde vem essa necessidade doentia de ter razão?

“Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.”

Mário Sergio Cortella

 

Para mim uma pessoa que tem certezas cravadas sobre algo, está mais para um aprendiz do que um mestre. Um mestre não fecha seus portos para novos conhecimentos ou para a reformulação dos conhecimentos que já tem, muito pelo contrário, ele abre todos que puder. Um sábio, sabe que o mundo e a raça humana estão em constante evolução e que para evoluir, não há outro caminho a não ser a mudança de hábitos, pontos de vistas e principalmente, forma de pensar.

Crenças e formas de pensar não existem para não ser questionadas, muito pelo contrário, elas existem para que a gente as coloque a prova o tempo todo. Se ela ainda nos servir, fique tranquilo, pois ela provará isso e se ela se tornou uma crença obsoleta, ela também revelará isso. Manter uma crença velha pode ser extremamente nocivo, pois o que funcionou até o ano passado pode não estar funcionando hoje.

A forma de pensar que nos trouxe até aqui, pode não ser a forma de pensar que vai nos levar para o próximo nível.

Juro que não entendo esse apego fortíssimo que algumas pessoas tem sobre a forma como pensam. Pessoas assim costumam agir a partir da dualidade: Eu sou o salvador, bom e puro, aquela pessoa é o diabo, ta perdida e vai pro inferno.

Esquecem da nossa condição humana inerente a imperfeições e incoerências, acham que aquele ser é assim ou assado. Acredito que ninguém é nada, vai sendo. Dizer que alguém é alguma coisa é cravar algo temporal como fixo e imutável.

Uma vez ouvi uma frase, que não tem nenhum cunho filosófico ou sábio, mas sempre que vejo pessoas falando dessa forma me lembro dessa frase: Só idiotas possuem certezas imutáveis.

Seja lá qual for sua crença, religiosa, política, social, financeira… enfim, esteja aberto(a) a mudanças, esteja aberto(a) a novas formas de pensar ou a novas visões sobre coisas que você já conhece.

Ficar congelado aonde está é contra evolutivo, é contra o fluxo natural das coisas, além de ser muito trabalhoso se manter nessa postura… é como nadar contra a maré, até da pra ir, mas além de não ajudar em nada, você vai ter que fazer uma força terrível para se manter no mesmo lugar, pois tudo vai estar contra você.

Tenha a humildade para assumir que sim, você pode se enganar em alguns momentos e que algo que já fez sentido no passado, pode não estar fazendo sentido hoje e você ta carregando consigo um cadáver, algo que não está mais te engrandecendo como deveria.

Humildade não é a característica mais nobre porque ela se encontra no topo da nossa cadeia de evolução humana, humildade é a característica mais nobre porque é a mais necessária, pois sem ela você não consegue progredir, ela é o primeiro degrau da evolução humana. O raciocínio é simples: Sem humildade = Sem evolução = Sofrimento, logo, Sem humildade = sofrimento.

Aceitar a nossa condição humana é aceitar que estamos em constante evolução e que um ser que está em constante evolução, tá em constante mudança, é impossível fugir disso. Nem toda mudança é uma evolução, mas toda evolução vem de uma mudança.

Por fim, faça como eu, carregue com você o sábio lema de vida:

certezas absolutas

Fique em paz.


 

Gostou do conteúdo? Por favor, marque 5 estrelas e compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam desfrutar desse conteúdo. Se você tem um amigo ou amiga que você acha que precise ler essa mensagem, leve até essa pessoa, quem sabe a gente não consegue contribuir com ela de alguma forma?!

Muito Obrigado!

Cuidado com certezas absolutas
5 (100%) 3 votes

2 Comentários

  1. Nelson Toja 26 de abril de 2017
    • Hugo Oliveira 26 de abril de 2017

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!