Porque Sentimos Ciúmes?

Porque sentimos ciúmes?

Porque sentimos ciúmes? É uma boa pergunta e acho que pouca gente procura entender de fato como isso acontece. As pessoas costumam agir no automático, alimentando cada vez mais esse ciúme, ao invés de tentar entender como isso funciona e quais consequências esse ciúme pode trazer.

Eu confesso que já fui um pouco ciumento, nada exagerado. Ficava de olho em com quem a namorada estava no telefone, que tipo de conversa estava tendo, olhava quem curtia e comentava as coisas nas suas redes sociais… enfim, todas aquelas atitudes não muito ortodoxas geralmente realizadas por pessoas ciumentas.

Tive a sorte de ter boas namoradas e nunca tive muitos problemas relacionados a ciúmes, não de minha parte, mas mesmo assim sempre acabava vendo o que não existe. Achava cabelo em ovo, ainda que não existisse.

O que esse ciúme me proporcionava? Mal estar, mal humor e principalmente ansiedade. Essa combinação era terrível em me roubar qualidade de vida. O que eu sentia não era algo muito exagerado, mas mesmo assim me incomodava bastante, me trazia sensações desagradáveis e o mais curioso é que todas eram sensações totalmente desnecessárias tendo em vista que nada de fato estava acontecendo.

<< Fiz um post sobre ansiedade, clique aqui e saiba mais sobre o assunto >>

O que uma pessoa ciumenta ainda não aprendeu a fazer é a desapegar. Não aprendeu a querer a felicidade do outro, mesmo que esse outro não esteja com ela. Ta mais preocupada com a sua própria felicidade, em manter o outro por perto, do que considerar o fato de que o outro também tem que ser feliz. Coloca a sua felicidade acima da do outro e o pior, acha que isso é amar. Acha que esse comportamento é digno de quem ama.

Quem ama, liberta ao invés de restringir. Quem ama, da espaço ao invés de sufocar.

porque sentimos ciumes

Se você entende que precisa amarrar alguém para não perder essa pessoa, preciso te dizer, você já a perdeu. Esse tipo de pensamento é doentio e fere o cerne da própria pessoa que o cultiva.

Você acha mesmo que pode ser feliz mantendo alguém perto de você que não quer estar ali? Você precisa mesmo prender alguém para ser feliz?

porque sentimos ciumes

É possível parar de ter ciúme?

Essa é uma pergunta interessante e complexa de se responder. Aliás, tudo que envolve a parte sentimental do ser humano é extremamente complexa de se penar. Por que? Porque é ilógico, imprevisível, incoerente e coerente ao mesmo tempo, como só a lógica humana é capaz de ser.

Mas em minha opinião…

Acho que a pergunta não se é possível parar o não de ter ciúme, e sim:

 

É possível controlar o que eu faço e falo mesmo quando tenho ciúmes? Resposta: Com certeza.

Entendo que esse sentimento de ciúme é um pouco do ser humano e extingui-lo por completo, não sei se seria totalmente possível e benéfico para o ser humano, pois acho que acabaria matando outras coisas que são interessantes… sinceramente não sei. Mas uma coisa que posso te garantir: é totalmente possível e plausível manter o equilíbrio mental apesar do ciúme.

Quando digo de manter o equilíbrio, não digo de fingir que o ciúme não existe ou fazer vista grossa pra si mesmo fingindo não sentir nada. Isso é falso e não funciona. Não traz benefícios.

Dominar a si mesmo não é algo que vai acontecer de uma hora pra outra, vai exigir tempo, prática e paciência. É como uma musculatura que pode ser(e dever ser!) trabalhada. Ou você esperava ser altamente equilibrado(a) e centrado(a) sem esforço algum? Como uma presente dos céus? Isso não existe.

Agora você talvez esteja pensando: Mas e o fulano? Ele é novo e equilibrado, ele não precisou fazer essa “musculação” mental para chegar ao que é! Engano seu. Essa pessoa possivelmente fez isso quando ainda jovem ou talvez criança, teve uma estrutura familiar ou de amigos(ou até mesmo professores) que o permitiu e deu condições para que ele evoluísse. Aprendeu coisas talvez que você talvez só esteja aprendendo agora. Cada um tem o seu tempo.

É importante se atentar que essa evolução é um desenvolvimento pessoal e individual. Ninguém pode fazer por você, do mesmo jeito que você não pode fazer por ninguém. É um caminho que cedo ou tarde teremos que fazer ou continuaremos sofrendo por coisas que poderiam ter sido evitadas.

Controlar suas emoções é ser senhor de si mesmo, é ser CEO de si mesmo. É definir e determinar as próprias ações e não apenas reagir conforme as causas e condições que nos afetam. É dizer a si mesmo: “Ciúme eu sei que você está ai, mas com licença, eu mando eu mim mesmo”. É ter a certeza que não são as circunstâncias que o definem, você é que se defini.

Soluções Para Controlar o Ciúme

porque sentimos ciumes

1 – Pratique o Desapego

Acho que o primeiro passo para começar a diminuir o ciúmes é praticar o desapego. Estar apegado a alguma coisa é como um vício, é como estar viciado a essa coisa. O apego traz muitos malefícios, porque ele por si só já é um sofrimento adiado. Nada é fixo ou permanente nesse mundo e o dia que você tiver que desapegar dessa pessoa, vai doer no nível do seu desapego. Quanto mais apego, mais sofrimento. Amor é diferente de apego. Amor é dócil e baseado na compaixão e no livre poder de escolha. Quem ama, escolher amar. O apego é diferente, é baseado no egoísmo, no vício e na dependência do outro.

porque sentimos ciumes2 – Aprenda a viver sem ter a necessidade do outro

Colocar o parceiro como ponto central da nossa vida é algo muito perigoso. É colocar nossa felicidade e a satisfação de quase tudo de nossa vida no colo de outra pessoa, é dar responsabilidades nossas a outras pessoas. Você tem que ser o ponto central da própria vida. Você tem que ser responsável pela própria felicidade e pelas coisas que sente. Fazer isso com outro é injustiça, é querer fazer do outro a salvação da sua vida. Isso definitivamente não é saudável.

porque sentimos ciumes

3 – Tenha Bons Amigos

Talvez isso não entre no contextos de muitas pessoas, já que possuem muitos amigos e mesmo assim são ciumentas. Porém, as experiência de ciúmes mais alarmante que vivi, foi justamente de uma namorada que tive que veio de outro estado e não tinha amigos aqui no RJ. O que isso significava? Eu acabava sendo extremamente sobrecarregado, porque se ela não tivesse trabalhando ou estudando, obrigatoriamente teria que estar comigo, quando eu na verdade as vezes queria estar com amigos, jogar alguma coisa… enfim, queria ter também uma vida além do relacionamento. Então cultivar boas amizades pode ajudar nesse processo.

porque sentimos ciumes

4 – Fortaleça sua Autoestima

Outra coisa que vejo em alguém que tem muitos ciúmes é uma insegurança muito grande de perder o amado ou a amada. Como se o relacionamento fosse a coisa mais valiosa de vossas vidas. A sua vida é a coisa mais valiosa de sua vida! Se o relacionamento acabar, existiram outros, talvez melhores e que te farão mais feliz… mas isso só vai acontecer se você entender que pode ser feliz mesmo apesar do fim do relacionamento. Entenda que você é uma pessoa saudável, interessante e que se conseguiu ter esse parceiro ou parceira interessante também vai conseguir se relacionar com outras pessoas, talvez atém mais interessantes ou compatíveis.

Numa mão fechada não cabe nada, mas o mundo inteiro cabe numa mão aberta.

porque sentimos ciumes

5 – Tenha Confiança no Parceiro ou Parceira

No mundo de hoje com a facilidade e banalidade do sexo, é cada vez mais desafiador para casais se manterem fiéis. Apesar disso é preciso entender que qualquer relação saudável é baseada na confiança, é impossível ter uma ótima relação com alguém sem que você confie nessa pessoa. Ter vontade, desejo, tesão por outro ou outra é completamente natural e compreensível, mas o que você faz a partir desse desejo é opção sua. Você é responsável pelas as escolhas que faz e ninguém irá tirar essa sua responsabilidade. Nem Deus. O próprio Deus te deu o livre arbítrio para que você fizesse as próprias escolhas. Se Deus que é Deus, que é só amor, deu e dá ao outro liberdade e o poder de escolha, porque você não faria?

Conclusão

Vejo o relacionamento como uma parceria que ambos precisam escolher todos os dias fazerem parte dessa parceria. É como você ta caminhando em uma rua e dai acaba conhecendo outra pessoa durante o caminho que por acaso também vai para onde você está indo, logo, vocês irão juntos.

Essa pessoa precisa ser livre para escolher outro caminho se assim desejar, por mais que isso doa em você. Não é justo força-la a andar com você só porque você gostou da dela, não é justo com ela e nem com você.

A sua felicidade não pode e não deve girar completamente em torno de um alguém. A vida é muito abrangente, tem muitas coisas, muitas pessoas, muitos lugares. Resumir toda a felicidade que você pode ter em torno de uma pessoa, não é algo tão saudável.

Antes de pensar em controlar alguém, pense se está sendo bom para aquela pessoa esse controle. Volto a repetir, quem ama da espaço, ao invés de prender. Sufocar alguém jamais será sinal de amor ou sabedoria.

Procure ter compaixão com seu amado ou amada, procure se colocar no lugar dele e entender: Será que ele ta gostando disso que estou fazendo? Pergunte a ele se está bom e no que você pode melhorar. Isso é bom e nutri o relacionamento de vocês. Invés de pensar só em si, pense no outro. Ciúme é filho do egoísmo, que é um veneno horrível para qualquer ser humano.

Pense nisso =)

Espero ter ajudado Forte Abraço!

OBS: Gostou? Comente e compartilhe! Muito Obrigado!

Porque Sentimos Ciúmes?
5 (100%) 2 votes

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!