Porque as pessoas não conseguem alcançar seus objetivos?

seus-objetivos

Já parou pra pensar naqueles projetos que você não foi até o fim, que por algum motivo você não o concluiu?

Ou melhor…

E aqueles seus projetos que você até foi ao fim, mas por algum motivo não teve o sucesso esperado… já parou pra se perguntar o por que isso aconteceu?

Pois é, acho que pensar sobre essas falhas e fracassos é muito importante para o amadurecimento de qualquer pessoa e não alcançar um objetivo é algo normal, não tem que ser encarado como o fim do mundo. Porém… não aproveitar o que esse fracasso te trouxe como ensinamento, isso sim é uma grande erro, um desperdício de aprendizado sem tamanho.

Pensando nisso, fiz uma lista com os principais erros que as pessoas geralmente cometem em seus projetos que não dão certo, inclusive eu já cometi todos eles(ao mesmo tempo diga-se de passagem). Aliás se você assim como eu, também cometeu erros assim, não se sinta mal por isso, pois nem eu e nem você somos diferentes de qualquer outro ser humano, pois todo mundo uma hora ou outra flertou com gafes dessa natureza.

Porque as pessoas não conseguem alcançar seus objetivos?

1 – Porque não fazem o simples

A verdade é que grandes vencedores fazem o simples, se tornam mestres em fazer o simples. O próprio teorema de paretto explica isso onde diz que 80% dos seus resultados vem de 20% das suas ações. Falando por mim agora, eu cometia o erro de muitos, subestimava o simples. Achava que existia alguma mágica por trás de resultados extraordinários. Isso não existe. A perfeição vem da prática de algo simples, repetido várias e várias vezes. Então não cometa o mesmo erro que eu e dê valor ao simples

Qual é o simples no seu trabalho? O que você faz que te gera mais resultados?

2 – Falta de paciência

Esse é outro erro clichê, falta de paciência. Não sei exatamente o porque, mas o fato é que as pessoas tendem a ser imediatistas demais, tem dificuldade em pensar e agir a longo prazo. Querem tudo agora, mas isso sinceramente também não faz sentido. Me diga, qual amor de verdade você conquistou de uma hora para outra? Qual faculdade você fez que foi apenas em um único período? Nem a novela(ou série) que você acompanha é rápida, ela fica no ar meses e até anos para chegar ao seu ápice! Então… opte pela paciência e consistência pois a vida mais parece uma maratona do que um tiro curto de 100m.

Não faça algo para dar certo, aprenda a fazer as coisas ATÉ dar certo.

3 – Porque perdem o foco no meio da jornada

O fato é de que: é dificil se manter fazendo o simples quando os resultados não são imediatos. Você fica com aquela impressão “Isso aqui não funciona, é simples demais para funcionar!”. Justamente por esse motivo a maioria das pessoas perdem o foco no que é o mais importante e ai não dão mais prioridade a isso, ao simples. Mantenha-se focado(a) na sua meta e se precisar faça ajustes no trajeto que está seguindo, siga por outro caminho se for o caso… mas não altere a meta.

Exemplo: Vamos supor que você tenha decidido que vai emagrecer nesse ano e entra numa academia. Depois de dois meses na musculação, você acaba não conseguindo perder aqueles 4kg que gostaria de perder no primeiro mês e ai desanima. O que estou dizendo aqui é: Mude de atividade se você não está tendo resultados na musculação, vá fazer uma luta, vá fazer uma dança, vá fazer qualquer outra coisa mas não desista da sua meta. Não perca o foco.

4 – Falta de persistência

Falta de persistência é clássico. Muitos gostariam de ser músicos, mas não fazem porque não tem a persistência exigida para aprender a tocar qualquer instrumento musical. Muitos querem tocar como esse ou aquele músico, mas não querem fazer o esforço que aquele músico fez para tocar daquele jeito. É difícil tocar um instrumento, é preciso ter persistência. Aliás, o que é fácil nessa vida? Tudo é difícil no começo e exige perseverança até que dominemos a situação.

Seja lá o que você vá fazer, vai encontrar dificuldades e se você não tiver persistência, não vai conseguir ter um bom resultado em nada nessa vida. Absolutamente nada.

5 – Porque não confiam nas próprias capacidades

Muitas pessoas se acham incapazes, por terem dificuldade de aprender isso ou aquilo. Acreditam no mito do talento: “Ah mais eu não tenho talento pra isso”, “Isso é pra quem tem talento”. Pensar assim além de ser um pensamento pessimista e de um comodismo enorme. Todo mundo tem dificuldade, todo mundo tem problemas… ou você acha que apenas as pessoas que possuem “dom” da música se tornam músicos? Se você não tem essa ou aquela habilidade que precisa ter, desenvolva-a. Aprenda aquilo que precisa aprender, talvez você leve mais tempo que outros pra aprender, mas se persistir você aprende. Sempre existem pessoas melhores, mais hábeis e mais inteligentes que nós. Da mesma forma que sempre irão existir pessoas menos hábeis e menos inteligentes que nós, e o jogo é esse mesmo. O mais importante é você não deixar que essas comparações abalem a confiança que você tem em si mesmo(a).

Como uma vez disse Confucio: “Se você acha que é capaz ou se você acha que não é capaz, não importa. De uma maneira ou de outra você está certo no que diz.”

Não sei se você reparou, mas todos os itens se entrelaçam e todos eles nascem na mesma fonte: A forma como você lida com as coisas.

O mundo pode estar em chamas lá fora, dificuldades e desafios para todos os lados, porém só você pode definir a forma como VOCÊ vai encarar isso.

Se você não escolher o melhor jeito para lidar com as suas próprias dificuldades, ninguém o fará por você.

Porque as pessoas não conseguem alcançar seus objetivos?
5 (100%) 1 vote

2 Comentários

  1. LEONARDO FREITAS 25 de outubro de 2016
  2. Hugo Oliveira 25 de outubro de 2016

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!