Por que você precisa ter uma presença digital?

Ontem a noite fui numa palestra animal na FGV, aqui no RJ, e pude absorver conteúdos bastante interessantes em relação ao futuro do comportamento dos consumidores. Depois dessa palestra, eu fiquei tão tocado pelo conteúdo que absorvi, que resolvi eu mesmo fazer uma pesquisa pela internet para ver se fazia sentido o que de fato tinha ouvido por lá.

O que você vai ver a seguir são algumas imagens referente a essa pesquisa que fiz.

Informação pega no site: http://www.hardware.com.br/

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Estima-se que por volta de 2020 existirá o 5G que vai abranger uma conexão full time onde tudo será conectado o que dará força a um movimento chamado “Internet das coisas”. Você terá no seu celular uma conexão com o seu fogão, geladeira, televisão, carro… praticamente tudo.

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Esse é o número que se estima de pessoas online através de dispositivos mobile, onde é previsto um crescimento de mais de 50% até 2020.

Agora um artigo da Exame: http://exame.abril.com.br/

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O Facebook já concluiu um avião, onde o objetivo é sobrevoar áreas que não possuem internet e liberar acesso a internet para essas áreas. O que só aumentará o número de pessoas Online e principalmente, será maior ainda o número de pessoas nas redes sociais.

Informação retirada do G1: http://g1.globo.com/

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A Google também tem um projeto onde levará inclusão digital a áreas que hoje não possuem acesso a internet. O projeto se chama Loon e consiste num balão que levará internet a pessoas que ainda não possuem acesso a internet.

Agora pra você que tem um negócio, veja isso. Dados retirados do site: https://www.ecommercebrasil.com.br

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Com mais usuários online, o comércio digital cresce de forma assustadora e de 2011 até 2015 o crescimento foi de mais de 100% chegando num faturamento de mais de 43 BI em 2015.

Tá… mas o que eu ou o meu negócio tem a ver com isso?

Tudo a ver.

Não sei se você reparou, mas tudo vai ser online, exatamente tudo. Você vai poder abrir ou fechar uma janela com o celular, tem ideia do que é isso? A internet por onde passa revoluciona tudo e ela parece que ta longe de terminar essa revolução e se a gente não acompanhar essas mudanças seremos simplesmente devorados por ela.

Antigamente o cara que tinha uma lojinha de bairro ficava mais tranquilo pois os únicos concorrentes dele eram as lojas que vendiam o que ele vendia ali na mesma região, o que significava pra ele poucos concorrentes ou até mesmo nem tinha concorrência. Com a internet isso muda de figura completamente e eu vou te dar um exemplo disso.

Eu sou músico, então com uma certa frequência eu compro cordas tanto de violão quanto de guitarra. Geralmente eu fazia as aquisições dessas cordas de que forma: Pegava um ônibus e ia numa loja perto do meu bairro para comprar essas cordas, mas tinha um problema. Eu ficava refém das marcas de cordas que esse vendedor tinha lá e se eu quisesse alguma marca mais Premium eu não achava por aqui. Com a internet isso muda completamente de figura, pois eu tenho desde o Mercado Livre onde muitos vendedores mandam pra mim as cordas com frete grátis até o DealExtreme que é um site chinês onde o preços das cordas são MUITO mais baixos.

O que aconteceu? Eu só vou comprar nas lojas aqui perto se tiver com muita urgência, caso contrário, nunca mais vou comprar aqui perto, a não ser que tenha o melhor preço, o que é muito difícil. Corda de guitarra é commoditie, então a única coisa que importa pra mim é o preço, pois a corda que vem da China é exatamente a corda que vende aqui na lojinha.

Outro exemplo…

Antigamente como se procurava emprego? Você imprimia algumas cópias do seu CV e ia até as empresas e dava o seu CV a elas esperando um contato, certo? Pois é, isso já mudou, ninguém hoje em dia procura emprego assim. Hoje em dia as pessoas acessam sites especializados em integrar empregadores e empregados e ai sim as coisas acontecem. Dessa forma, a concorrência de quem procura um emprego é muito maior, pois todos que acessarem aquele site vão ter acesso a mesma vaga, muito diferente de como era antes quando a pessoa tinha que ir lá na empresa entregar o CV.

E isso pode ser levado a um outro nível, porque já existem empresas que funcionam remotamente, tudo pela internet. O que isso muda? Limites físicos foram pro saco. Uma empresa consegue contratar o melhor profissional de marketing de Curitiba, mesmo que ele more lá e a empresa esteja aqui no RJ e eles nunca se encontrem fisicamente. Com a internet não há barreiras físicas.

O que eu quero dizer aqui é que: A internet ao mesmo tempo que aumenta MUITO a sua concorrência, abre uma porta imensa pra você escalar o seu negócio, pois nada é tão abrangente hoje quanto a internet. Você com a sua loja de bairro fica restrito só ao seu bairro, já na internet, você tem o mundo todo, como eu falei antes, a internet acaba com as barreiras físicas.

Entenda como você(Profissional) pode se aproveitar desse movimento de mercado

Supondo que você seja um advogado, você pode ter um blog ou um canal no Youtube para dar dicas de direito para pessoas que querem processar alguma outra pessoa ou empresa, pode dizer pra elas se vale a pena e como devem proceder. O que vai acontecer quando você fizer isso? Você será visto como uma autoridade no assunto e essa pessoa vai entender que você manja da coisa, com isso a possibilidade de você ser indicado para pegar trabalhos aumenta muito, porque como eu falei você vai ter escalabilidade e também provou que sabe do assunto.

Dessa forma empresas podem descobrir você através da internet e entrar em contato com você. Aliás, essa coisa de mandar CV pra uma vaga, a tendência é de que isso caia muito com o passar do tempo. Penso que cada vez mais as empresas vão atrás dos profissionais e não o contrário e o Linkedin já começou esse processo, inclusive.

Eu escrevi um texto sobre como se posicionar como uma Autoridade, clique aqui e veja.

E como o seu negócio pode se aproveitar disso?

Simples, vou te apontar uma saída.

Da mesma forma que o Mercado Livre compete com você ai onde está sua loja, você pode competir com qualquer outra loja se passar a vender na web, pois seus limites físicos simplesmente acabam.

Vamos supor que você seja dono de uma farmácia. Se você tivesse um blog no site da sua empresa você poderia ter postagens sobre: Qual é o melhor remédio para Dengue? Nessa postagem do blog da sua empresa, você iria explicar lá que a Dengue não possui um remédio específico, mas que você deve tomar os remédios para conter seus sintomas, os quais são esse, aquele e aquele outro e se você comprar comigo aqui eu te dou 10% de desconto neles. Isso se chama marketing de conteúdo. Você nutri a sua audiência com um conteúdo relevante pra ela e ao mesmo tempo sugere uma solução para o problema dela no qual o seu serviço ou o seu produto pode ajuda-la nisso.

Interessante que o site da sua empresa seja responsivo(para mobile/celular) pois como você viu nos dados acima, as pessoas acessam mais a internet por smartphones e tablets.

Finalizando…

Depois de tudo que mencionei a conclusão é uma só, você e/ou o seu negócio precisam estar na internet. Não existe a chance de não estar online, tudo é online. O quanto mais você lutar contra isso, mais será devorado por isso. É como eu gosto de dizer, você não tem como controlar o mar, você só tem como surfar as ondas quando aparecem.

E você o que vai fazer? Surfar a onda ou tomar um caixote dela?

A escolha é sua.

 

Por que você precisa ter uma presença digital?
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2 Comentários

  1. Elmar Oliveira 1 de novembro de 2016

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