Por que compartilhar o conhecimento vale a pena?

 

Esses dias estava vendo uma aula no MeuSucesso.com que falava sobre a filosofia de trabalho arraigada no vale do silício. E os convidados dessa aula, que era no formato de bate-papo, falavam sobre várias coisas de empreendedorismo como quando é a hora de patentear uma ideia ou produto, sobre inovação, sobre a cultura de celebrar erros, enfim… foi bastante conteúdo!

Caso você seja assinante da ferramenta e queira ver essa aula procure por: Live Class Aprenda com a prática e o mindset do Vale do Silício

No meio daquele bate-papo, mais ou menos no fim da aula, um dos convidados, Flávio Pripas, solta a seguinte frase:

“A lição que eu mais aprendi lá(no vale do silício) é que AS PESSOAS CRESCEM PORQUE COMPARTILHAM.”

Isso entrou no meu cérebro eu comecei a me fazer muitas perguntas sobre o porque isso faria sentido. Eu sempre fui a favor do compartilhamento de ensinamentos, porque de alguma maneira acreditava que isso era a forma correta de conduta pra mim, mas acho que nunca tinha pensado EXATAMENTE no porque isso fazia sentido e nos benefícios que colhia dessa conduta.

Depois de ouvir essa frase, a primeira coisa que me veio na cabeça foi: Se essa é a principal lição que esse cara aprendeu de um lugar tão inspirador, como é o vale do silício, isso deve ter algum sentido foda por trás. Por que pensei nisso? Porque definitivamente essa rapaziada do vale não ta de brincadeira. Eles não iriam fazer isso a troco de nada, essa galera não age com base na aleatoriedade.

Daí em seguida desse primeiro pensamento, pensei nos profissionais que tive a oportunidade de trabalhar e em especial alguns casos onde esses profissionais tinham medo de compartilhar os “pulos do gato” que sabiam. Achavam que por algum motivo isso seguraria seus empregos e garantiria de alguma forma. Fico pensando na cabeça do dono do negócio, se eu sou o dono do empreendimento e tenho um profissional como esse, na primeira oscilação de resultados que precisa-se fazer cortes, esse cara vai ser um forte candidato.

Sabe porque?

Porque são pessoas assim que TRAVAM o crescimento da equipe e do negócio como um todo. Justamente por pessoas assim não compartilharem o que sabem, o resto da equipe não aprende o que deveria aprender, consequentemente não conseguem resolver problemas mais complexos o que faz o com eles fiquem estagnados dentro das demandas daquele negócio. Uma empresa cresce a medida que seus colaboradores crescem, a empresa são as pessoas. Sem as pessoas uma empresa não faz nada, na verdade ela nem existiria.

Mas se olharmos num contexto mais global, seres humanos com esse senso mais egoísta de pensar e levar a vida cada vez menos tem espaço na sociedade. O egoísmo e pessoas egoístas estão sendo caçadas e excluídas, pois nessa vida ninguém quer conviver com:

– Profissionais que não compartilham conhecimento
– Conjugues egoístas que só pensam nos seus próprios desejos
– Amigos que não sabem valorizar os outros(Aliás quem que ser amigo de alguém assim?)
– Vendedores que só estão preocupados com a comissão da venda(Ninguém quer comprar de gente assim)

Esses são só alguns exemplos, do quanto o egoísmo tem saído caro cada vez mais nos dias de hoje. Em qualquer aspecto dessa vida ser egoísta é um péssimo negócio. Não sei se isso já fez sentido em algum momento da humanidade, mas com certeza hoje em dia não faz, posso lhe garantir.

Outro conteúdo animal que me deparei por esses dias foi um post na página do geração de valor… um post que justamente fala sobre essa questão do compartilhamento e do altruísmo. Vou colocá-lo aqui para que você também possa desfrutar.

compartilhar-o-conhecimento

Meu objetivo com esse post não é só dizer pra você que você tem que compartilhar o que tem de melhor, acho que isso você já entendeu o quanto é importante. Meu objetivo aqui é: Faça algo em relação a isso! O que você sabe que pode compartilhar? Quais skills você tem que poderia compartilhar com as pessoas e agregar valor a elas? Como você poderia compartilhar essas skills? Por uma página no Facebook? Por um Blog? Por um canal no Youtube? Pelo Snapchat? Pelo Linkedin? Pessoalmente por palestras?

Formas de compartilhamento é o que não falta.

Quero te provocar para que você faça algo em relação a isso e pare de ser só um alguém que só consome valor do mundo, mas também que entregue valor para este mesmo mundo. Isso é importante, para você mesmo e melhor ainda, se você conseguir ajudar alguém a partir do que você sabe, isso vai além de ser importante apenas para você como também vai ser importante para os outros a sua volta.

Porque no fim das contas o único valor que vem pra você foi só aquele que saiu de você.

E você? O que você sabe que pode ajudar as pessoas a sua volta?

Por que compartilhar o conhecimento vale a pena?
5 (100%) 1 vote

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!