Motivação no Trabalho

Esse assunto é um tema completamente trivial e obrigatório pra qualquer empregador e empregado, mas pouquíssimas vezes esse tema é discutido entre ambas as partes. Parece que existe um consenso social de que a partir do momento que você foi contratado por uma empresa para desenvolver um determinado trabalho, automaticamente você vai estar motivado para exercer a função.

Mas…

Será que é por ai mesmo? Em partes sim, até porque quando você assume um trabalho seja ele qual for, fica acordado nas entre linhas que você irá dar o seu melhor, independente de qualquer coisa. Seria muito fácil se só fosse isso. Se só a recompensa financeira motivasse um profissional não teríamos os altos índices de desmotivação nas empresas e com certeza teríamos uma sociedade mais próspera e evoluída. É… mas como as pessoas antes de serem profissionais são seres humanos a coisa muda de figura e o grau de complexidade aumenta exponencialmente.

Pra gente começarmos a falar de motivação no trabalho e resolvi buscar o significado de ambas as palavras: MOTIVAÇÃO e TRABALHO.

Significado da palavra Motivação

motivacao-no-trabalho

 

Definição bem legal e coincide bastante com a definição que eu utilizo também. Pra mim motivação nada mais é que: Motivo para ação.

Não tem nada a ver com empolgação ou qualquer outro tipo de animação para executar alguma tarefa ou atividade. Motivação pra mim tem a ver com o porque você faz o que faz, isso quer dizer que se você não tiver um porque dificilmente vai estar consistentemente motivado para executar alguma coisa mais penosa ou de longa duração.

Sem porque, sem motivação.

Essa definição eu tomei emprestado de um cara que sigo e gosto bastante do que diz chamado Murilo Gun, não sei você conhece. Caso você não conheça, vou deixar aqui em baixo o podcast que o próprio Murilo Gun gravou sobre o assunto motivação. Meu conselho é de que você ouça, porque é bem interessante.

Por que você trabalha?

Por que faz o que faz?

Por que não faz outra coisa?

Qual o seu grande por que?

O que falta para você ter mais tesão no que faz?

Você seria feliz se trabalhasse em outra profissão? Se sim, por que não está atuando nela ainda?

Se motivação tem a ver com porquês é necessário que você se responda sobre todos esses e quaisquer outros porquês. E se você chegar ao ponto de que o único porque que te liga ao trabalho que for o dinheiro, é bem provável que você tem problema para se manter motivado. Dinheiro não é um fim, é um meio.

Veja bem, não estou falando que o dinheiro não é importante ou que você não tenha que se preocupar com isso, definitivamente não é isso. Na sociedade em que vivemos precisamos de dinheiro pra quase tudo e a falta dele pode acarretar muitos problemas, mas lógico que isso depende também do seu estilo de vida.

O que to querendo dizer aqui, é que se você ta buscando trabalhar altamente motivado ou, principalmente, fugir de alguma desmotivação que esteja passando, só o dinheiro é pouco para te manter motivado com “sangue nos olhos”. Talvez essa seja uma das maiores diferenças de grandes profissionais e profissionais medíocres. Profissionais altamente motivados jamais trabalham só pelo dinheiro.

Os motivos que levam esses profissionais a alta performance é muito além do salário e vai ao infinito. Seja por ego para se sentir o melhor, seja para provar algo por alguém, seja para dar orgulho a própria família, seja porque o trabalho ajuda muitas famílias a sair da pobreza, enfim… espero que você tenha percebido que motivo é o que não falta. E que fique claro, esse motivo é muito mais forte do que o próprio salário, o dinheiro na verdade vem em segundo plano na motivação do trabalho desses caras.

Eles querem mais agradar a família, ou formar pessoas melhores para a sociedade ou seja lá qual for a motivação… lembra da parte que falamos sobre o por que de fazer? Sobre o seu grande por que? Pois é… esses são os verdadeiros porquês deles.

Tem uma frase que gosto muito e que descreve exatamente isso: “Uma pessoa com um por que muito forte, supera quase qualquer como”.

Uma pessoa que tem um por que de abrigar todos os mendigos do seu bairro através do seu trabalho, é capaz de trabalhar 14 horas por dia, trabalhar feriado com o sorriso no rosto e até sem receber salário algum, se isso for muito importante pra ela. Entende como isso é muito mais forte do que só o salário? O salário é importante, mas não é tudo.

Bem… já que falamos sobre a definição da palavra motivação, vamos a definição da palavra trabalho.

Significado da palavra Trabalho

motivacao-no-trabalho

 

Acho que a definição de trabalho que mais se aproxima do que estamos estudando o caso aqui é:

“Conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito; os mecanismos mentais ou intelectuais utilizados na realização de algo.”

Essa definição é clara e objetiva, mas confesso que acho pouco ainda. Uma palestra que me ensinou muito sobre a história do trabalho na humanidade e que vale muito a pena ver, foi a palestra do Roger Koeppl para o TEDxSaoPaulo. (Veja a palestra abaixo)

Nessa palestra ele fala sobre a origem da palavra trabalho, que vem da palavra do latim tripalium.

Tri (Três) + Palum (Pau ou Madeira) = Tripalium (Três Paus ou Três Madeiras)

A palavra tripalium era o nome de um mecanismo de tortura usado na idade média e era construído a base de três estacas de madeira bastante afiadas. Como na foto a seguir.

motivacao-no-trabalho

Desse modo, originalmente, “trabalhar” significava REALMENTE “ser torturado”. Acho que isso explica muita coisa não? É cultural esse lance do trabalho ser sofrimento e não ter nada a ver com felicidade. Isso vem desde a idade média!

Culturalmente trabalhar sempre foi doloroso… mas e você vai fazer o que da sua vida? Quais decisões vai tomar em relação a isso? Já entendi que a origem da palavra é essa, mas o trabalho que você executa não tem a obrigação de ser sofrido. Você não assinou nenhum contrato dizendo que o seu trabalho precisa ser doloroso pelo resto da sua vida, você tem todas as condições de seguir um outro rumo se assim o desejar. Afinal de contas, a felicidade e satisfação do que você faz com a sua vida e o que faz do seu trabalho, está ou não está nas suas mãos?

Só falamos até agora sobre o que você enquanto empregado precisa fazer para se manter motivado, ou ao menos entender de onde vem a sua motivação. Ok, mas… Qual o papel do seu líder nisso? Ele tem responsabilidade sobre a sua motivação? A resposta é sim, ele também é responsável por isso.

O papel da liderança para manter seus colaboradores motivados

Liderança é um assunto que eu gosto bastante e vejo que é de suma importância para o desenvolvimento de equipes e pessoas. Um dos papéis mais nobres de um líder é justamente conectar os colaboradores a um objetivo em questão e essa conexão vai muito além do salário que a empresa paga esse colaborador.

Existem muitas formas de conectar um colaborador a uma demanda e por acaso, todas as formas funcionam e todas tem seus pontos negativos. Tudo vai depender da situação e da personalidade do profissional ou da equipe em questão. Um exemplo disso é se você escravizar uma pessoa, ela provavelmente vai fazer o trabalho, mas será que ela vai ser feliz fazendo sobre essas circunstâncias? Será que ela vai entregar o máximo do seu potencial trabalhando desse jeito?

Formas de conexão de colaboradores

O ser humano costuma executar uma tarefa geralmente por dois motivos: Fugindo da dor ou em busca do prazer, eu as chamo de conexão pela dor e conexão pelo amor. É aquela história, ou faz pelo amor ou faz pela dor.

Conexão pela dor

Uma pessoa sob esse tipo de conexão tende só a executar a tarefa enquanto ela estiver sendo pressionada, principalmente se for a base da pressão. Isso quer dizer que o líder vai precisar ficar pressionando o colaborador o tempo todo, o que ao longo do tempo pode gerar muitos desgastes. Esse tipo de conexão costuma deixar as pessoas desmotivadas, afinal, quem gosta de sentir dor?

Para este assunto vou te indicar um podcast que ouvi um tempo atrás chamado: Lider HD. Vou deixar um episódio aqui em baixo que fala sobre isso justamente sobre esse assunto, conexão dos colaboradores pelo lider.

Propósito é a palavra chave para Motivação

Nós vivemos uma época que para que as pessoas fazerem o seu trabalho com prazer elas precisam se sentir úteis atuando por uma causa que pra elas faça sentido. Elas precisam ter um propósito maior do que só levar o salário no próximo dia 5. Esse é um movimento novo e se as empresas não se derem conta disso, vão continuar tendo dificuldade em manter as pessoas motivadas. Nos dias de hoje, com os profissionais desse tempo, só o salário, não basta.

Ter um propósito é dar um sentido para as coisas que faz, para o trabalho que faz, é ter um grande por que. É se preocupar em deixar um legado, é querer melhorar o mundo que você faz parte, seja familiar, ou na comunidade que você mora.

Uma pessoa munida de um propósito forte se torna implacável perante as dificuldades, ganha poderes como super-heróis. Ela para de brigar só por ela e passar a brigar por alguns ou muitos que dependem da entrega daquela demanda.

Um exemplo bacana pra ilustrar o que é propósito, vem da década de 70(senão me engano), quando a NASA se preparava para mandar o primeiro foguete com pessoas a lua. Um grupo de estudantes durante uma visita a NASA perguntou para uma senhora que limpava a sala onde os pesquisadores e controladores trabalhavam(mas que não estavam naquele momento), fizeram a ela a seguinte pergunta:

“O que a senhora está fazendo aqui?”

Ela respondeu:

Estou levando o homem a lua.”

Entendeu o propósito dela? Ela sabia que a sala precisava estar limpa e arrumada para que os outros colaboradores da NASA pudessem executar bem o trabalho deles e consequentemente levar o homem a lua. Ela entendeu que de fato fazia parte ativamente do projeto que levava o homem a lua(e de fato fazia!). Nota 10 para o líder dela, que conseguiu dar um sentido espetacular a algo rotineiro e repetitivo. Isso é o papel de um líder.

Dicas para se manter sua motivação no trabalho

– Procure um sentido pelo o que você faz

Como já mencionei é importante ter um sentido no que se faz, nem que seja um sentido pessoal. Faz algo só por dinheiro, é pouco demais, pois como já foi dito dinheiro é um meio, não um fim. Qual o seu fim quando você vai trabalhar todos os dias de manhâ? Pra que você faz isso repetidamente todos os dias? Só pra sobreviver? É importante entender essas questões. Busque por um propósito na sua vida como um todo e isso passa também pela parte profissional.

– Não tenha medo de mudanças

Entenda que suas motivações mudam com o tempo, isso é natural. Talvez quando você entrou no emprego que trabalha, há 5 anos atrás(por exemplo), muito possivelmente você tinha outras necessidades, outros interesses. Hoje 5 anos depois, seus desejos mudaram e com isso sua motivação mudou e pode ser que o atual emprego não contemple todos os seus novos objetivos, não da forma como você deseja. Então é natural entender que a mudança é bem-vinda e não mudar só vai acarretar mais insatisfação e consequentemente mais desmotivação. Tente entender que o que te trouxe até aqui. não necessariamente vai te levar para o próximo nível.

– Entenda se os valores da empresa que você trabalha coincidem com os seus

Entender seus valores é um passo importante para ter uma harmonia profissional. Você é uma pessoa que preza mais pela parte financeira ou pelo valor de qualidade de vida? Geralmente esses valores são opostos nas empresas e eu vou te dar um exemplo. Uma pessoa que trabalha num banco por exemplo, vai sofrer muita pressão por resultado o que tende a perder muita qualidade de vida, porém, a parte financeira costuma ser uma boa recompensa nesses casos. Mesmo assim uma pessoa que preza mais por ter o prazer de levar seu filho ou filha na escola mais do que a parte financeira, pode ter problemas em trabalhar num ambiente como esse que coloquei, entende? Os valores conflitam. A pessoa quer qualidade de vida, enquanto para o banco o valor mais importante é o melhor resultado. Quais são os valores da sua empresa ou da empresa que você trabalha? Caso você tenha sócios, quais são os valores deles? Isso tudo precisa estar muito bem alinhado para que as coisas andem bem.

Finalizando…

Bem espero ter compartilhado informações bacanas com você por aqui e espero que tenha feito sentido para você. Esse assunto sempre foi algo complicado pra mim e por isso decidi estar sobre até para entender quais eram os meus problemas em relação a minha motivação. Espero que esse conteúdo tenha expandido o seu modelo mental.

Compartilhe com aquele seu chefe ou colega de trabalho, se você de alguma forma entender que pode ajuda-lo!

Obrigado pela sua visita!

Muito sucesso a ti, fique com Deus 😉

Motivação no Trabalho
5 (100%) 2 votes

2 Comentários

  1. Giselly Caldeira 19 de janeiro de 2017

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!