Liderança é muito mais do que um cargo

Hoje me peguei pensando no quanto é curioso da nossa parte associar liderança a um cargo de gestão, por exemplo.

Algumas crenças que muitos de nós tem em relação a liderança geralmente está vinculada a um posto, cargo, posição ou tempo de serviço em que uma pessoa se encontra, quando na verdade liderança é algo muito além disso. Um posto ou um cargo também pode fazer parte do que é liderar, mas o ato de liderar seres humanos é extremamente mais complexo do que só algo posicional como um cargo de gestão.

Você mesmo talvez conheça muitas pessoas que possuem um cargo de liderança mas não lideram, bem como outras pessoas não se encontram em cargos de liderança e possuem extrema liderança no grupo de pessoas a qual fazem parte. Em família mesmo, quantos pais e mães se escondem quando o papo é liderar seus famílias e outros jamais perdem a oportunidade de lidera-los em busca do que ambos acreditam ser o melhor.

Liderança,  independente do cargo ou do tempo de serviço, tem mais a ver com ser percebido como uma autoridade, conhecimento e influência, do que simplesmente a um cargo de diretoria por exemplo. Talvez seja essa a diferença entre líder e gerente. Gerente administra números, líder lidera pessoas… e cá entre nós, liderar pessoas é muito mais complexo do que gerir números.

Pessoas seguem pessoas, esse é a pegada.

Anda desmotivado no trabalho? Leia o artigo “Motivação no Trabalho” e turbine seus resultados no trabalho! (Clique aqui para saber mais)

Você pode falar o que quiser e aconselhar os melhores conselhos do mundo, mas isso pouco fará diferença se as suas atitudes não estiverem de acordo com o que você anda falando por ai. Até porque uma das principais características de um líder é justamente a confiança depositada nele, confiança esta que só pode ser desenvolvida por meio de uma postura coerente principalmente entre o que você fala com o que você faz. Uma pessoa incoerente não consegue ganhar a confiança das outras pessoas, o que por sua vez acaba inviabilizando uma percepção de liderança pelas outras pessoas.

Quer ver um exemplo?

Você daria mais ouvido para um nutricionista que diz para você se alimentar melhor e comer mais salada estando esse nutricionista atlético e saudável ou você iria preferir acreditar em um nutricionista que diz a você para comer de 3 em 3 horas porém ele se mostra assustadoramente gordo e fora de forma… qual deles você iria preferir ouvir?

liderar lideranca gestao lider

Isso me faz lembrar uma história que li sobre um cara muito gente boa chamado Mahatma Gandhi.

Segundo diz a lenda, uma mãe muito preocupada procurou Gandhi afim de que ele a ajudasse a resolver um problema que ela tinha referente ao seu filho comer muitos doces, e pediu para que Mahatma Gandhi conversasse com o garoto e o convencesse a parar de comer doces.

Diante do pedido de uma mãe preocupada, Mahatma Gandhi pediu para que ela voltasse a procura-lo (junto do seu filho) um mês após aquele dia para que ele, enfim, conversasse com o rapaz.

Pois bem.

Um mês após aquele encontro, a mãe junto do seu filho como o combinado, voltou a até o local para enfim Mahatma Gandhi conversar com o garoto. A conversa se deu mais ou menos assim:

“Você deve parar de comer doces, isso fará muito mal a sua saúde” – disse Gandhi ao menino.

A mãe surpresa com aquilo, perguntou: “É só isso? Porque o senhor nos pediu para esperar este tempo para aconselhar meu filho?”

Ele respondeu: “Porque até duas semanas atrás eu mesmo ainda comia doces”.

Em suma… palavras são boas, mas exemplos são incontestáveis. Existe algo mais motivador do que alguém lhe ensinar a ter grandes resultados, tendo grandes resultados? Ou alguém falar para você estudar mais, enquanto a própria pessoa se dedica mais aos estudos? Contra fatos não há argumentos, não tem nada mais poderoso que isso.

E você tem falado mais e feito menos, ou feito mais e falado menos?

Conteúdo Bônus: Programa Líderes em Ação (Veja!)

Vi esse material a um bom tempo atrás, inclusive vi mais de uma vez, e aconselho fortemente você a vê-lo. O conteúdo é de alto nível. Fala sobre gestão e liderança no mundo corporativo e um material desse gratuito dessa forma definitivamente não pode ser desperdiçado. Desfrute!


 

Obrigado pela sua visita e leitura!

Curtiu o post? Por favor, marque 5 estrelas aqui em baixo, dessa forma você vai irá fazer com que mais pessoas também vejam esse conteúdo!

Compartilhe também no seu Facebook 😉

Muito Obrigado!

Liderança é muito mais do que um cargo
5 (100%) 2 votes

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!