Evolução diária

O que você faz todos os dias que te fazer ser um profissional melhor?

Ou…

O que você tem feito, todos os dias, pra ser uma pessoa melhor?

Responder perguntas assim me remete diretamente a algo que gosto de falar, que é sobre a palavra Kaizen. Essa palavra é uma palavra de origem japonesa que significa melhoria contínua, evolução diária. Os japoneses acreditam que pequenos refinamentos feitos todos os dias, ao longo de anos, são capazes de resultados extraordinários no longo prazo, inimagináveis por nós no começo da jornada quando não sabíamos nada daquele assunto.

Falo um pouco sobre isso também no artigo “7 lições que NÃO aprendi com meus pais, mas vou ensinar aos meus filhos” para saber mais clique aqui.

A gente tem mania de achar que só porque salvou o dia uma vez na vida e outra na morte, somos merecedores de um aumento, talvez de um cargo melhor ou de um posicionamento melhor na empresa. Eu mesmo pensei assim durante muito tempo na minha vida, quando minha vida profissional só andava de lado, nunca pra cima. Esse é aquele tipo de pensamento de quem sabe pouco, faz pouco e só porque fez algo extraordinário uma vez, quer ganhar mais… e pior… se isso não acontecer ainda vai se sentir injustiçado, porque naquele dia X salvou o dia. Pobre filosofia.

Habitue-se a entregar um pouco mais todos os dias, aprender algo a mais todos os dias, compartilhar algo a mais todos os dias. Uma empresa só promove alguém para um cargo superior porque vê naquela pessoa as skills necessárias para atuar naquela função. Em outros palavras: Estude sobre liderança, se desenvolva como líder e ai sim a empresa vai te colocar num cargo de liderança, não o contrário, ficar esperando ser promovido para ai sim começar a estudar sobre liderança.

E se você… não tem nos seus hábitos diários, uma rotina de estudo e aprendizado, você ta de brincadeira(!) pois vivemos num mundo extremamente competitivo e se você ficar ai estacionado, vai ficar pra trás com MUITA FACILIDADE. Antigamente o problema era ter acesso a bons conteúdos, mas a internet democratizou a informação. Hoje em dia com o Youtube, Meusucesso.com, Blogs, Cursos Online… enfim, o que não falta é fonte de aprendizado. Isso sem falar das fontes tradicionais como faculdades, cursos profissionalizantes, cursos livres e etc.

Agora possivelmente você deve estar se perguntando… Por que é importante aprender tanta coisa assim diariamente?

Porque nosso cérebro funciona melhor se for mais estimulado pois quanto mais recursos nos dermos a ele, mais capacidade ele vai ter para fazer novas combinações e isso nos faz mais criativos o que nos possibilita ter mais opções de respostas para as situações da nossa vida… e melhor, isso é acumulativo pois quanto mais você aprende melhor seu cérebro trabalha. Desperdiçar todo esse potencial humano que cada um de nós tem é um pecado imperdoável em minha opinião. Se você quiser saber mais sobre como o cérebro aprende, tem uma palestra muito bacana do professor Pierluigi Piazzi, vou deixa-la logo abaixo.

O que eu faço pela minha evolução diária?

Vou compartilhar com você 4 hábitos que tenho sobre como eu faço pra estar sempre aprendendo coisas novas e desenvolvendo meu cérebro. Algo importante que precisa ser dito é de que: Não é preciso fazer qualquer um dos itens por muito tempo em um dia, basta que tenha a consistência de fazer diariamente. Se você conseguir ao menos ler todos os dias pelo menos 30 min já ta ótimo. Como dizia o saudoso Jim Rohn “Perca uma refeição mas não perca um leitura”. O mais importante é entender que o jogo é a longo prazo e que pra vencer esse jogo é preciso ter consistência.

1 – Leio todos os dias

Gosto de ler bastante coisa, desde marketing, psicologia, produtividade, gestão, negócios… leio de tudo um pouco. Eu fiz um post com vários livros que já li e/ou ouvi. Link para o artigo => Audiobooks em Portugues Gratis

2 – Vejo palestras todos os dias

Curto muito palestras, acho que é bem legal pra você entrar um pouco na cabeça do palestrante e entender a forma como ele pensa. pra mim aprender passa muito por isso, por justamente entender a vida de uma outra forma através de jeitos novos de fazer as mesmas coisas. Uma palestra (que na verdade é um discurso) animal é essa do Steve Jobs em Stanford.

3 – Vejo pelo menos uma aula todos os dias(MeuSucesso.com)

MeuSucesso.com é um dos sites mais bacanas que existem na internet, é impossível você ver algumas aulas desse site e não se sentir impactado pela forma de pensar que a galera que vai lá tem. Vou colocar aqui um exemplo de um aula de lá, só pra você ter uma idéia de como é, caso não seja assinante.

4 – Escuto audiobook ou um Podcast todos os dias

Audiobook é a coisa mais legal que ja inventaram! Você pode ouvir quando estiver dirigindo, ou no carro, ou correndo ou antes de dormir… é demais. É a forma mais conveniente de aprender, por isso uso e abuso de audiolivros. Além de ser muito simples de utilizar, costumam ser muito baratos também… as vezes até de graça. Vou deixar um exemplo de um audiobook que já ouvi várias vezes e curto bastante o conteúdo.

Revise seus hábitos, veja o que pode ser melhorado. Não cometa o pecado de não aprender alguma coisa todos os dias e lembre-se que muita gente já estuda todos os dias e que a única chance que você tem de competir com essas pessoas, é justamente fazendo o mesmo. Você é o único responsável pela sua evolução diária, ninguém esta preocupado com isso e se você também não estiver, vai encontrar muitas dificuldades em ganhar mais e em ser uma pessoa melhor para as pessoas que ama.

E hoje? O que você vai estudar ou aprender até o fim desse dia?

Evolução diária
5 (100%) 2 votes

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!