Como deixar de ser tímido? Entenda como se livrar da Timidez!

como deixar de ser timido

Quando começo a pensar em uma pessoa tímida ou na timidez de uma forma geral a primeira coisa que me vem a cabeça é no quanto nós, enquanto seres humanos, não gostamos que a nossa imagem seja julgada e/ou rotulada por aquilo que não temos simpatia ou apreço. Em resumo não gostamos olhem dentro de nós e que vejam que temos muitos defeitos e falhas extremamente grosseiras.

Vivemos numa sociedade que cultua somente o perfeito, o número 1, o melhor, o mais belo. Não somos ensinados a acolher nossos defeitos, erros e inseguranças mesmo essas se fazendo tão presentes quanto a luz do sol. Quer um exemplo? Logo na infância, somos doutrinados por pais e professores que somente as crianças que tiram as maiores notas são as boas, as que realmente valem a pena. Tirar uma nota baixa nessa ou naquela matéria, não é vista como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, é visto como uma incompetência, algo extremamente ruim. Pais muitas das vezes estão mais preocupados em julgar os filhos e taxa-los como preguiçosos e incompetentes do que propriamente abraça-los e tentar resolver o problema junto com eles. Como se o problema fosse só filho.

E da pra piorar…

E quando nossos próprios pais falam assim: “O fulano(seu amiguinho) só tira notas altas e é ótimo filho… porque você não é assim meu filho? Você só sabe responder aos seus pais e tirar nota baixa… Pra que eu pago escola pra você?”. Será essa é a melhor forma de incentivar um filho ou filha? Será que nós como seres humanos inteligentes que somos, não podemos fazer melhor do que isso?

como deixar de ser timido

Atos assim ensinam o filho algo péssimo que é se comparar com os outros. Muito da nossa timidez vem disso, dessa comparação doentia que temos que fazer com o vizinho. Comparar-se com o outro, por si só já é algo errado, e pra piorar a situação essa comparação ainda é mal feita. Coloca o outro como perfeito, que não é e nunca foi. É tão humano, falho e frágil como qualquer outra pessoa desse mundo.

Esse tipo de julgamento faz com que a gente sinta que os nossos defeitos e limitações são os piores do mundo, o que gera uma baixa auto-estima muito grande. Se tem algo que a gente precisa proteger e fortalecer é nossa auto-estima, sem ela a gente não consegue fazer nada. Uma pessoa com baixa auto-estima se vê sempre menor que seus problemas, menor do que suas dificuldades. Todo mundo tem dificuldade e passa por momentos difíceis e se sentir frágil assim, gera um sentimento de impotência e tristeza muito grande o que pode evoluir para uma depressão com o passar do tempo se aumentado e cultivado.

Minha história com a timidez

Vou dividir um pouco da minha história de timidez com você, espero que possa te ajudar.

Lá pelos meus 7 ou 8 anos, quando criança eu tinha uma auto-estima extremamente baixa e também era muito tímido. Tinha todos os medos possíveis de interações com pessoas que eu não conhecia e as evitava o mãximo possível. Ficava nervoso, suava, gaguejava e era dez vezes pior se esse contato fosse com uma mulheres.

Quanto mais o tempo passava, mais esse problema se intensificava, mais escondido eu era das pessoas, mais introspectivo eu ficava e cada vez era mais difícil conviver em sociedade. Lutava todos os dias para não ir para a escola, porque? Para não conviver com pessoas, tentava fugir disso de todas as formas, embora muitas quando chegava lá eu gostava de ver meus amigos e me divertia. Esse medo do convívio social se dissipava em algum momento do dia.

Aos 11 anos tive uma experiência que hoje conto e dou risadas, mas na época foi algo extremamente difícil.

Quando me formava na extinta oitava série, os alunos tiveram uma iniciativa bacana para celebrar aquele momento, fazer um amigo oculto de CD. Bem, eu através do sorteio tirei o nome de um colega de turma que era o bad boy da turma, porém, como um amigo meu próximo tirou a menina que eu gostava, pedi a ele que trocasse comigo, pelo amor de deus, eu não poderia perder essa chance de me aproximar dela. Foram muitos anos apenas observando, forçei a mim mesmo a vencer aquela timidez, era o meu momento de fazer alguma coisa em relação a isso. E como a vida é boa comigo, meu amigo aceitou a troca desses papéis comigo.

Pois bem…

como deixar de ser timido

Do momento em que peguei o papel da menina até o dia do amigo oculto, vivi um amor intenso e platônico com ela, embora ela jamais tenha desconfiado disso(risos). Sonhava com o tal momento, imaginei a gente viajando pelo mundo, fazendo jantares românticos e tudo que o romantismo pode contemplar a duas pessoas apaixonadas. Suspirava de amor só de lembrar dela, era uma sensação extremamente prazerosa. Isso até o dia do amigo oculto.

Pra falar a verdade eu tinha me inscrito naquilo só por causa da chance de tirar o nome dela e poder chegar perto dela, mas na verdade e não fazia ideia do que era um amigo oculto!

No dia, quando vi que a galera fez uma roda e um a um o pessoal ia para dentro do círculo para falar do amigo que tirou e enfim dar o cd a essa pessoa, percebi que em algum momento eu teria que fazer o mesmo. Foi nesse momento que gelei da cabeça aos pés. Como eu poderia ser o centro das atenções assim? E todo o medo do convívio com pessoas? A menina(amada) estava ali no meio e iria ver todo o meu jeito estranho e minhas limitações para lidar com o centro das atenções assim. Posso dizer sem exagero que chegar a essa conclusão naquele momento me gerou um pânico muito grande.

Meu batimento cardíaco disparou, mãos suavam, pernas tremiam e eu não consegui falar nada… detalhe, nem tinha chegado minha vez ainda!

Todo o romantismo, felicidade e amor tinham se transformado no maior vilão da minha vida, eu queria sair correndo dali de qualquer forma para qualquer lugar. Passavam milhões de coisas pela minha cabeça naquele momento, eu vivia mais os pavores da minha mente do que propriamente o momento.

Parecia estar em transe, pensava o tempo todo no que poderia dar problema ali, no quanto as pessoas iriam ver que eu sou tímido e sem jeito, isso não saia da minha da cabeça… foi quando a voz de uma professora me acordou daquele transe, ela disse: “Pessoal essa roda não ta dando certo, vamos cada um entregar seus CDs separados mesmo e agilizamos isso. VOCÊS ESTÃO ENROLANDO MUITO.”

Nesse momento a roda foi desfeita e ai pensei: “Vou embora e dar um fim a esse sofrimento”. É mais ai me dei conta que estava com o CD da menina, que seria injusto da minha parte não dar o cd a ela. Não fazia a menor questão de receber o meu(risos).

Com toda a coragem que pude tomar, fui até ela toquei em seu ombro e sem falar nada ofereci o CD. Ela tomou a inciativa de me dar um beijo no rosto, agradeceu o CD e saiu. Nesse momento meu pânico diminui e digamos eu voltei a consciência de fato, ainda assustado e sem entender o que tinha acontecido. Pensei: “Eu esperei, sonhei e fiz tantos planos românticos para esse momento para chegar na hora e não conseguir falar nada? Eu sou um derrotado mesmo.”

Peguei o meu CD e fui embora, sai com pressa, queria esquecer tudo aquilo ali.

Agora posso te falar que esse evento, apesar de sofrido no momento, me ajudou MUITO a diminuir minha timidez. Só depois com tempo pensei sobre o que de fato tinha acontecido ali e vi TODOS estavam no mesmo barco que eu. Eu não era o único tímido ali.

A professora falou pra desfazer a roda, porque justamente porque NINGUÉM tinha coragem de ir até o centro e falar do seu amigo secreto. A timidez não era única e exclusividade minha. Daí fui além, pensei quantas vezes eu me vi como um estranho comparado as outras pessoas e essas pessoas estavam pensando o mesmo delas? Foi ai que cheguei a conclusão que todos possuem inseguranças e tem seus medos, eu não era diferente dos outros.

Daí em diante decidi ser diferente e arriscar mais e se for pra me julgarem, que seja por eu ter tentado algo e não porque não fiz nada, no fim das contas as pessoas vão julgar não importa muito o que você faça.

Hoje não sou tímido e essa mudança não aconteceu de uma hora pra outra, mas as coisas só melhoraram quando de fato eu mudei minha postura e fiquei mais aberto para receber as críticas. Entendi que elas de uma forma ou outra iriam vir e eu nada poderia fazer pra evitar isso. Então vamos viver sem medo de ser feliz, não vale a pena ficar se preocupando com isso.

Algo importante que preciso dizer é que: Não é porque não sou tímido que não tenha timidez as vezes, que não fique sem jeito as vezes. A grande diferença é que não fico refém disso.

Até quando você vai se manter refém da sua timidez? Até quando vai deixar de viver coisas legais por estar encarcerado dentro de si mesmo?

Se assuma como você é, com todos os defeitos e qualidades que tiver, acolha a si mesmo. É impossível agradar a todos e não importa o que você faça você jamais será totalmente responsável pela a opinião que o outro formar sobre você, nao é algo que está no seu controle. É uma variável que você não tem como controlar.

Determine ser diferente, não seja passivo dentro de si mesmo. Não deixe que a timidez determine quem você é, o que você fala e com quais pessoas deve se relacionar. Quem manda em você é você.

como deixar de ser timido

Algumas características de pessoas tímidas

Pensamentos negativos delas mesmas

Pessoas tímidas acham que seus defeitos são os piores do mundo e elas são as piores pessoas do mundo por carregarem esses defeitos, condenam a si mesmas. Pensamento negativo de qualquer espécie é bom para um ser humano, definitivamente não valem a pena serem cultivados.

Pensam que estão sendo julgadas o tempo todo

Pessoas tímidas andam na rua com medo do que os outros estão pensando ou reparando delas. Ficam com medo de ter algum deslize em público. Se você pensa assim preciso te dizer algo: Ninguém ta dando a mínima para você. As pessoas estão mais preocupadas com elas mesmas e mesmo que você cometa algum deslize, com o tempo ninguém lembrará disso, porque como falei as necessidades delas e as suas próprias vidas são o foco central delas, então ninguém está dando a mínima para você.

Se comparam com os outros o tempo todo

Tímidos geralmente se comparavam com outras pessoas pegando o que essas pessoas tem de pontos fortes e os comparam com seus pontos fracos. Ao invés de ver isso como um incentivo para querer ser tão bom quanto a essa pessoa, eles se deprimem com isso, gerando depreciação por si mesmo.

Baixa auto-estima

Com tantos pensamentos negativos e comparações depreciativas como um ser humano pode ter uma boa auto-estima desse jeito? Ter baixa auto-estima é ter pouca relevância para si mesmo. E é aquela história, se você não se valoriza, quem vai te valorizar? Você tem que ser o primeiro a acreditar em si mesmo e valorizar si mesmo.

Solidão

Qual a melhor forma de que vejam seus defeitos? Não vendo vendo você. Por esse motivo os tímidos escodem das pessoas e do convívio social como um todo, justamente com medo de que vejam seus defeitos ou limitações. Geralmente são pessoas queridas, mas ainda sim sozinhas.

Dificuldade em olhar nos olhos

Já ouviu aquela expressão que diz que um olhar diz tudo sobre uma pessoa? Pois é, por isso mesmo os tímidos não gostam de serem olhados nos olhos, para que justamente não sejam vistos, não sejam reparados. Pra isso evitam olhar nos olhos das outras pessoas.

Evitam chamar atenção a qualquer preço

Esse é um comportamento muito comum de quem não quer ser julgado. Quanto menos olhares você tiver, maior vai ser a chance de que não reparem nos seus defeitos.

Expressão corporal submissa

Estão sempre curvados, olhando para o chão e evitando olhares a todo custo. Isso é geralmente significa uma postura de quem não tem uma boa auto-estima. Como tudo que já abordamos aqui, esse comportando é bem congruente com pessoas tímidas.

Como deixar de ser tímido? Moral da história…

Fiz um resumo do texto com alguns pontos que descrevi no texto, caso você não tenha lido o texto desde o início, pode pegar essa barbada aqui :)

  • Não vale a pena viver com medo do que as outras pessoas vão achar de você. Elas vão te julgar você querendo ou não, permitindo ou não
  • Proteja sua auto-estima, ela significa muito para você
  • Ninguém é melhor do que você, você não vale menos do que ninguém
  • Arrisque mais, não tenha medo de correr riscos. De uma forma ou outra você estará correndo risco, mesmo que ainda sem fazer nada
  • Mesmo que você erre, acolha suas críticas e erros. Busque aprender com eles
  • Seus defeitos não são maiores do que os dos outros, todo mundo tem suas limitações, mesmo que você não consiga vê-las
  • Determine ser diferente, não permita que a sua timidez o controle

Finalizando…

Gostou do texto? Acha que pode ajudar alguém? Deixe o seu like aqui embaixo e marquei 5 estrelas para que ele possa chegar em mais pessoas!

Se você acha que esse conteúdo pode ajudar alguma pessoa que você conhece, não deixe de mostra-la!

Forte abraço e fique com Deus!

Como deixar de ser tímido? Entenda como se livrar da Timidez!
5 (100%) 1 vote

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!