Como amadurecer? Como ter maturidade? Entenda como!

Belíssima pergunta. Aliás só o sinal de reconhecer que precisa amadurecer e aprender algumas coisas que ainda não sabe, já é algo muito positivo. É nobre reconhecer seus erros e falhas e sem isso é impossível amadurecer. Você pode se perguntar a vida toda “Como Amadurecer?“, “Como Amadurecer?“, “Como amadurecer?” e passar uma vida imaturo se não encarar suas limitações as olhando nos olhos.

Agora vou te dizer algo que provavelmente vai tirar um peso das suas costas: Você nunca foi obrigado a ter todas as respostas. É… você não é obrigado a ser maduro e ninguém vai te obrigar a isso. Pelo menos não diretamente.

Não diretamente? O que você quis dizer com isso?

como amadurecer

Vou te dar um exemplo… quando você tem um namorado ou namorada, que propõe o término do namoro com você somente porque você não soube ser menos ciumento ou menos agressivo com essa pessoa, esse fato é um fato que te força a ser mais maduro, porque dói ouvir isso ainda mais se reconhecemos que o outro está certo. Porém como eu disse, isso ocorre indiretamente. Perder alguém que se gosta por não conseguir ser bom o suficiente para essa pessoa é duro, mas da pra piorar que apostar?

Pior do que perder um emprego ou alguém que se gosta por incapacidades nossas, é não reconhecer que a culpa é nossa e totalmente nossa na maioria dos casos. É fazer vista grossa para nós mesmos e dizer que não é bem por ai… que a outra pessoa na verdade ta é redondamente enganada. É ter a necessidade doentia de estar certo e de não falhar, de não ser humano. Você tem a necessidade de estar sempre certo? É minha amiga ou meu amigo, infelizmente preciso te dizer, você é um ser humano e reconhecendo ou não os seus erros, você vai errar muito até o fim da sua vida e se você vai fazer isso por tanto tempo, é bom que se acostume a abraçar seus erros, é importante saber errar. Não entenda o que estou dizendo como uma cultura de incentivo ao erro, não é isso, mas sim de aceitar a naturalidade do erro, tão presente na vida humana.

Como Amadurecer? Errar faz parte do processo de amadurecimento

Errar faz parte do processo de evolução de qualquer ser humano e negar nossas falhas e imperfeições é justamente impedir essa evolução. Negar os erros é negar a evolução humana.

Por esse motivo te digo: Você mandou muito bem em vir até aqui e estar buscando informação de qualidade, para a própria evolução. Poderia passar uma vida toda cego e ensimesmado, dentro de si mesmo, mas lógico, sem querer olhar muito para os seus defeitos.

Uma das coisas que sempre digo é que em minha opinião a ignorância, sem dúvidas, é o maior veneno do homem. Nenhum mal é mais perverso e cega mais as pessoas do que a ignorância. Como é de praxe aqui no ModeloMental.net.Br fui buscar o conceito de ignorância no dicionário online e veja o que achei:

como amadurecer

Ótima definição, altamente instrutiva e direto ao ponto. Agora possivelmente você esteja se perguntando: O que tem a ver “ignorância” com “como amadurecer”? Qual a relação entre essas duas coisas?

Elementar meu caro e/ou minha cara…

Imaturidade nada mais é que ignorância, falta de conhecimento, baixo nível de sabedoria. O que diferencia uma pessoa madura de uma pessoa imatura, é sabedoria que um tem em abundância e o outro em déficit, em falta.

Porém, não cometa o erro de achar que uma pessoa sábia não falha ou não erra. Ela pode ser sábia em uma determinada área e ser completamente imatura em outra. É possível ser um profissional maduro e experiente, e ao mesmo tempo um pai intolerante e imaturo. O que quero dizer aqui é que é possível ser sábio em uma área da vida e ser completamente imaturo em outra.

Falando de uma forma mais genérica do termo, num contexto geral acho que maturidade é mais vinculada a capacidade de uma pessoa ser boa em fazer escolhas de uma forma geral. Tem a ver com equilíbrio emocional e principalmente com saúde mental.

No caso, falta de maturidade emocional, é falta de autocontrole, falta de sabedoria para lidar consigo mesmo.

<< Fiz um Podcast falando sobre controle de si mesmo, cliquei aqui e saiba mais >>

Características de Pessoas Imaturas

Fiz uma lista sobre características que eu mesmo tinha a talvez não muito tempo atrás, todas não muito ortodoxas. Uma pessoa que preza pelo seu bem estar, pela sua paz e evolução precisa ACOLHER suas falhas, não fingir que elas não existem. Bem.. vamos a lista:

  • Desiquilíbrio entre uma idade mental e a idade cronológica
  • Desconhecimento de si próprio
  • Instabilidade emocional
  • Pouca ou nenhuma responsabilidade
  • Pouca ou nenhuma percepção da realidade
  • Baixa capacidade de se colocar no lugar dos outros
  • Ausência de um projeto de vida
  • Falta de maturidade afetiva
  • Falta de maturidade intelectual
  • Imediatismo
  • Intolerância
  • Impaciência
  • Egoismo
  • Baixa capacidade de lidar quando é contrariada
  • Necessidade doentia de estar sempre certa

De onde provavelmente vem nossa imaturidade? Como nós chegamos a esse ponto?

Se maturidade é sinal de sabedoria e nós temos comportamentos imaturos, de onde vem isso? como essa maturidade emocional é formada?

Como tudo na nossa vida, essa maturidade ou a falta dela vem da nossa criação e educação, geralmente gerida pelos nossos pais na nossa infância e adolescência. É de responsabilidade deles nos desenvolver como pessoa no começo de nossa vida, ainda que isso seja uma tarefa complexa e sem manuais exatos de como fazer. Eles te proporcionaram a vida e na maioria dos casos tiveram o total poder de escolha entre fazer ou não fazer isso, portanto, podemos botar na conta deles sim, ao menos o início desse nosso desenvolvimento.

Só que a grande questão aqui não é se é culpa deles ou não… é o que você vai fazer com resto da vida que ainda tem a viver?

Vamos SUPOR que toda e completa culpa pela sua imaturidade emocional e intelectual é de culpa dos seus pais, eles são completamente responsáveis por isso. Ok… mas e você? O que você vai fazer para mudar?O que você tem feito para ser melhor? O que você pode fazer para mudar o seu próprio destino?

como amadurecerNo fim das contas, se é culpa deles ou não, não importa. Você é quem paga a conta no fim de tudo. Lembra do exemplo que dei do namorado ou da namorada no começo do texto? Quem pagou aquela conta foram os pais daquela pessoa? Nunca.

A falta de maturidade concebida pelos seus pais a você é sim de responsabilidade deles, mas o que você vai fazer com a sua imaturidade até o final da sua vida é de responsabilidade SUA. E já posso te adiantar que reclamar deles a vida toda realmente não vai ajudar. Em geral lamentar sua sorte não ajuda mesmo, já tentei muito e jamais tive bons resultados com isso.

Ratificando, no fim do dia, quem paga a conta é você e essa responsabilidade ninguém vai te tirar. Ninguém vai namorar a sua namorada por você(acho que você nem iria querer isso hahaha), ninguém vai trabalhar naquele emprego ou aturar aquele cliente chato por você da mesma forma que ninguém vai lidar com as suas frustrações por você.

Entende como a sua evolução não é uma possibilidade e nunca foi? Ela não é um caminho, ela é o caminho. Enquanto o ser humano não entender isso, vai continuar sofrendo por coisas que não deveria sofrer… e pior por escolha própria, pois como eu falei, você não obrigado a evoluir e ser maduro. Você escolhe isso. Entende o que eu digo?

Entende como ignorância é um veneno que cega? Se você não entender isso, jamais vai parar de girar a roda do sofrimento pra si mesmo. É como alguém um dia disse “A verdade vos libertará”.

Ta… mas como amadurecer? Entenda alguns passos que podem lhe ajudar

como amadurecerPasso 1 – Abandonar o orgulho

Como já coloquei aqui no texto, o orgulho é um vilão implacável quando estamos falando de imaturidade. Ele da o poder de Deus a quem erra, da a essa pessoa todas as verdades do mundo, mesmo que essa as não possua. Ninguém tem todas as verdades do mundo e se por algum momento você acho que sabe tudo, já demonstra que não tão sábio quanto quer demonstrar ser.

como amadurecerPasso 2 – Desapegar de toda e qualquer forma de pensar e agir

Ta ai outro erro que vejo bastante gente cometer. Eu fico impressionado como algumas pessoas se apegam e se agarram a pontos de vistas, como se sua sobrevivência dependesse daquilo. Se você tem um jeito de pensar sobre uma determinada coisa, não tenha medo de o colocar em cheque, de questioná-lo, de colocá-lo na prova de fogo e se aparecer algum jeito de pensar mais interessante que o seu, você não tem que defender o seu, tem que substituí-lo. Não vale a pena defender algo que não faz sentido só porque a gente pensa assim, isso tem a ver com aquela necessidade de estar sempre certo. Evolução exige mudança e principalmente na forma de pensar e agir.

 

<< Gravei um podcast sobre DESAPEGO, clique aqui para ouvi-lo! >>

 

como amadurecerPasso 3 – Buscar conhecimento com pessoas mais sábias e livros

Algo que gosto de fazer é ler sobre pessoas que já conseguiram o que eu ainda não consegui e entender como foi que elas fizeram para chegar lá. Defeitos que você possa estar tendo, muitas pessoas já conseguiram resolver nesse mundo, basta que você aprenda o jeito, aplique em você e muito provavelmente funcione também para você. Não fique tentando reinventar a roda e perda de tempo. Aprenda com o erros e a sabedoria dos outros, se você não buscar informação vai continuar ignorante(sem sabedoria). Tenha pessoas sábias por perto e procure aprender com elas. Você sabe a diferença entre o ignorante, o inteligente e o gênio?

“Ignorante é aquele que erra e não aprende com seus erros.

Inteligente é aquele que erra e aprende com seus erros.

Gênio é aquele que aprende com os erros dos outros.”

como amadurecerPasso 4 – Entender a si mesmo, buscar o autoconhecimento

É importante demais saber quem é você, quais são seus pontos fortes e aonde pode melhorar. Se você não conhecer a si mesmo, como vai saber no que precisa melhorar? Busque feedback de pessoas confiáveis sobre sua personalidade, pois tem coisas em você que você sozinho não vai conseguir ver, coisas que talvez sejam latentes em você, que todo mundo sabe e comenta sobre você, porém você não consegue ver. Esteja aberto a ouvir seus erros e defeitos, para que depois você possa ataca-los e ai sim se desenvolver. Não é o que você tem acertado que tem impedido de ser melhor, é o que você tem errado. Pense nisso.

 Sugestão de livros que já li e me ajudaram muito

Fiz uma lista de livros que já li e me ajudaram muito a abrir os olhos para muita coisa, tenho certeza que podem te ajudar também. São eles:

O Código da Inteligência – Augusto Cury

como amadurecer

 

 

O Mestre dos Mestres Análise da Inteligência de Cristo – Augusto Cury

como amadurecer

 

 

Nunca Desista dos Seus Sonhos – Augusto Cury

como amadurecer

 

 

O poder do agora – Eckhart Tolle

como amadurecer

 

 

O melhor do mundo – Seth Godin

como amadurecer

 

 

Quebre as regras e reinvente – Seth Godin

como amadurecer

 

 

Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

como amadurecer

 

 

A semente da vitória – Nuno Cobra

como amadurecer

 

 

Desperte seu gigante interior – Anthony Robbins

como amadurecer

Finalizando… Como Amadurecer? Por que vale a pena?

Porque quanto mais maturidade você tem, mais paz você tem. Para de olhos os acontecimentos com os olhos da ignorância e isso por si só traz mais paz ao ser humano. Ter mais sabedoria é ter mais recursos para saber lidar contra as adversidades pessoas e circunstanciais. É estar mais forte para os problemas que aparecerem. Não deixe de buscar por mentores, ainda que pelos livros. Outra coisa bacana a se fazer é se juntar com pessoas que buscam também esse crescimento pessoal, isso é legal, te da força para se manter firme na sua jornada. Consegue aprender com eles também, trocar informações, é bem legal.

Espero ter contribuído com você, essa é minha proposta aqui.

Fique com Deus, Grande Abraço!

Obs: Gostou do texto? Marque 5 estrelas e compartilhe essa mensagem com alguém que pode ser ajudado por ela! Muito Obrigado!

Como amadurecer? Como ter maturidade? Entenda como!
4.55 (90.91%) 22 votes

4 Comentários

  1. Diego 3 de fevereiro de 2017
    • Hugo Oliveira 3 de fevereiro de 2017
  2. Wallace fernando 30 de outubro de 2017
    • Hugo Oliveira 30 de outubro de 2017

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!