7 Dicas para você mudar de profissão

mudar-de-profissao

Quando se fala em mudar de profissão(mudar de área de atuação), é impossível não flertar com medo, insegurança e incertezas. Definitivamente esses são ingredientes básicos de toda e qualquer mudança importante em nossa vida.

Mudar de profissão durante a vida, é algo extremamente normal para quem ta buscando coisas melhores pra si, então isso tem que ser levado com mais naturalidade, não como algo que muito difícil ou inalcançável. Mudar faz parte.

Aliás, não existe evolução sem mudança. Só o que está morto que não muda.

E é na hora de mudar que as pessoas travam, e muitos evitam a mudança justamente por ficarem revéns dos seus medos e incertezas, o que é normal. O ser humano é um animal que detesta mudar, isso é da natureza humana. Lidar com o novo e desconhecido pode oferecer muitos desafios a essa nossa raça que tem como uma das principais funções, justamente, a sobrevivência.

Resumindo, mudar oferece risco a nossa sobrevivência… e se tem algo que todo ser humano detesta é o risco.

Mas eu penso de forma diferente… sinceramente, não acho que meus medos sejam bons conselheiros, não acho eles tenham razão 100% do tempo…. não mesmo! Deixar de tentar algo novo em prol da nossa evolução por conta do medo, é dar ouvido demais a ele quando na verdade o desejo dele não é que a gente evolua e sim que simplesmente sobreviva.

O foco tem que estar na evolução, no crescimento, no amadurecimento e não na sobrevivência(sem descarta-la).

Pensando nesse amadurecimento eu já mudei de profissão várias vezes, sempre me sujeitei em fazer algo novo e me jogar em situações novas… entendo que a gente precisa disso de tempos em tempos. A zona de conforto é muito convidativa, mas eu quero mais que o médio, acredito que nós como filhos do dono desse mundo merecemos mais do que só sobreviver. Podemos fazer muito mais por quem amamos e pelo mundo que vivemos, pois todo mundo ao nosso redor ganha com o nosso crescimento.

E por isso tudo que mencionei resolvi escrever esse artigo porque já fiz mudanças assim algumas vezes na minha vida e me sinto totalmente confortável para poder aconselhar quem está buscando uma nova oportunidade de trabalho em uma outra área.

Listei 7 dicas que podem te ajudar nesse momento desafiador de mudança de carreira.

7 Dicas para você mudar sua profissão

Dica 1: Faça um curso ou entre numa faculdade na área

Com uma formação na área fica mais fácil, pois o contrante vai entender que você já possui um conhecimento e facilita sua vida aqui. Sem um curso ou faculdade da pra entrar em outra área? Sim claro que dá, mas é incrivelmente mais difícil. Eu mesmo quando fiz minhas mudanças de carreira, sempre tinha feito alguns cursos antes de fazer essa mudança. Outra coisa que ajuda bastante é um estágio, ele funciona como um abridor de portas, porque você além de adquirir conhecimento, vai ter um elemento daquela área já no seu CV o que é muito bom.

Dica 2: Procure pessoas que atuam nesse outro mercado para obter informações de como ele funciona

É importantíssimo saber como esse outro mercado funciona, pois já que você está querendo entrar nele, é importante o que esses contratantes estão buscando em um profissional dessa nova área. Se você não souber o que eles estão procurando, qual o período que mais contratam, o nível de exigência, quais habilidades e que tipo de coisa no CV você tem que ter para chamar atenção dessas empresas, isso pode dificultar o seu trabalho. Quanto mais informações você tiver, mais condições você vai ter de fazer essa mudança de emprego.

Dica 3: Não tenha medo de mandar seu CV para essa outra área, mesmo que você ainda não tenha experiência

Entenda uma coisa: Quem tem que saber se você tem capacidade de ser contratado para aquela vaga ou não é o cliente e não você, portanto, mande seu CV sem medo. Se você ficar achando que ainda não está preparado para fazer a mudança vai perder algumas oportunidades justamente por esse preciosismo. Não tenha medo de mandar seu CV, afinal de contas, as empresas precisam saber que você ta querendo entrar naquele mercado, caso o contrário, como vão te contratar? Se você mandar e elas não responderem, não tem problema, mas você fez a sua parte e ta tentando, e se você continuar fazendo isso, uma hora alguém te contrata.

Dica 4: Procure se preparar para uma entrevista nessa área

Preparação é a alma do negócio. Se você souber como é o processo seletivo para entrar nessas empresas fica muito mais fácil se preparar e chegar lá e mandar bem. Mas também não tenha medo de fazer entrevista sem estar preparado, não tenha medo de ir mal. Se você for em uma entrevista e ir mal, vai ser ótimo, porque dessa forma vai acabar entendendo como é de fato esse processo seletivo o que vai te dar bagagem e sabedoria para mandar melhor nos próximos. Não procure um cenário perfeito, talvez ele nunca exista, simplesmente faça e os resultados começaram a vir e aos poucos você vai melhorando até de fato conseguir uma oportunidade.
Dica 5: Se no longo prazo valer a pena, aceite ganhar menos no início

Essa é uma objeção de muitos, é ai que muita gente trava sua mudança de carreira. O fato é que ninguém quer ganhar menos. Eu sei isso não é agradável, mas se a gente realmente quer fazer essa mudança, precisamos pensar a longo prazo e entender que essa mudança vai nos recomepensar num momento posterior. É o que eu digo, quem quer ganhar muito e fazer coisas extraordinárias não pode se apegar ao mediocre, tem que ter o modelo mental de campeão. Se apegar ao médio é coisa de gente mediana, eu acho que as pessoas que você ama merecem mais de você do que só o médio, o morno, o medíocre. Você merece mais de si mesmo.
Dica 6: Faça um blog com conteúdos nessa área que você quer entrar

Uma das formas que as empresas vão ter de comprovar o seu conhecimento e saber que você de fato manja do assunto é se você tiver um blog falando do assunto, embora um canal no youtube também sirva. Quanto mais você expor por ai que você manda da coisa, mais você vai ser visto como autoridade naquele assunto o que pode(e vai) gerar muitos contatos e oportunidades para você.

Escrevi um texto sobre como se colocar como uma autoridade no seu nicho, clique aqui para ver

Dica 7: Tenha paciência

Fazer uma mudança de carreira não costuma ser rápido e nem fácil, portanto, tenha paciência. É muito normal que no começo você cometa muitos erros, afinal de contas você ta fazendo algo que nunca fez e isso é muito natural de acontecer. É importante cuidar da sua autoestima nesse momento, pois quando as coisas não saem como planejamos é normal que fiquemos triste e isso tire um pouco da nossa confiança. Entenda que todos os grandes profissionais passaram por isso e que também tiveram dificuldade então veja esse momento como um momento de aprendizado e evolução, que com o tempo você supera-lo. Para que a grandeza aconteça é preciso passar por fases sem muita grandeza e isso faz parte do jogo.

Finalizando…

Obrigado pela sua leitura, espero ter contribuído com você nesse seu momento de vida. Tenha fé em si mesmo(a) e acredite ser capaz, jamais duvide disso, porque no fim das contas… se você acredita que é capaz ou se você acredita que não é capaz, não importa. De um jeito ou de outro você tem razão.

Forte Abraço!

Obs: Gostou do artigo? Marque 5 estrelas aqui embaixo, dessa forma você vai colaborar para que mais pessoas possam ver esse texto e possam se beneficiar com ele. Muito obrigado!

7 Dicas para você mudar de profissão
5 (100%) 1 vote

Adicionar um Comentário

Comente abaixo!